Práticas de alfabetização - avaliação e encerramento das atividades do PIBID/UFPA-Breves (2022-2024)

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 16h34
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 16h45

No dia 12/03/2024, no Campus Universitário do Marajó-Breves (CUMB-UFPA), ocorreu o evento de avaliação e encerramento das atividades do PIBID/Breves (2022-2024). O evento contou com a presença da Profa. Dra. Joelma Morbach (coordenadora geral do PIBID/UFPA); Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues (coordenador geral do Campus de Breves-UFPA); Profa Dra Solange Silva (coordenadora do Projeto PIBID em Breves);  Profa Dra Cleide Matos (vice-diretora da FECH); Profa LucyJane Macedo (diretora de ensino - SEMED); Profa. Maria de Fátima Oliveira de Souza (Representando as Supervisoras de Área-PIBID); Felipe Wanzeler do Nascimento (representante dos acadêmicos bolsistas -PIBID/Breves); Prof. Dionleno Gonçalves Demes (Diretor da Escola Manoel Sena); Gleygna de Paula Santos (Diretora da Escola Maria Rafols). Também estiveram presentes membros da comunidade geral.

O projeto intitulado “Práticas pedagógicas inovadoras de alfabetização para crianças com dificuldades de leitura e escrita das séries iniciais (1º a 5º ano) do Ensino Fundamental” foi desenvolvido sob coordenação da Profa. Dra. Solange Pereira da Silva, da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal de Breves, a partir da atuação direta nas Escolas Manoel Sena e Maria Rafols. Dentre os vários objetivos do projeto destaca-se “Planejar e desenvolver atividades com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita nas séries iniciais”.

Após a mesa de abertura, houve apresentação de trabalhos elaborados por discentes bolsistas do PIBID, em que relatam seus saberes e experiências vivenciadas durante o período de desenvolvimento do projeto. Também houve relatos por parte das representações das escolas beneficiárias do projeto. Ocorreu ainda, em momento posterior, a visita nas escolas que sediaram as atividades. Por fim, a coordenadora geral do PIBIB/UFPA e a coordenadora de área local encerraram as atividades ressaltando os vários aspectos positivos do projeto a partir da parceria implementada.

Para a coordenadora de área local, Professora Solange Silva, "uma das funções socais da escola e o desenvolvimento da leitura e da escrita, sendo a alfabetização a pedra de toque de todo o processo de escolarização, quando uma criança não se apropria desses conhecimentos, pode comprometer todos os níveis de estudo. Considero que nossos objetivos propostos no projeto, foram alcançados, pois, possibilitou aos estudantes do curso de pedagogia articular estudos teóricos sobre alfabetização e letramento, e, desenvolver metodologias práticas e criativas com crianças das séries iniciais, que apresentam dificuldades de leitura e escrita”.
Entre as metodologias utilizadas para execução do subprojeto na Escola Campo, destaca-se o uso de palavras geradoras, extraídas a partir das fotografias dos diferentes espaços de Breves; a organização de ambiente alfabetizador de sala de aula, e a inserção dos bolsistas e colaboradores nas escolas mencionadas. Na sequência, a professora relatou os desafios e possibilidades do projeto e finalizou: “agradeço a toda a equipe do projeto, as escolas envolvidas, em especial, a todos/as os alunos/as bolsistas e colaboradores/as, pelo compromisso e dedicação a materialização do projeto”.

Para a professora Joelma Morbach, “o diferencial do Pibid/UFPA, é o processo de formação dos alunos bolsistas e colaboradores, antes da atuação nas escolas.  O Programa no âmbito da UFPA, assume grande relevância em função dos recursos financeiros disponibilizados pela CAPES, somente no Campus de Breves, foram disponibilizados para o projeto 27 bolsas, sendo, 24 para estudantes de pedagogia e 3 bolsas para professores da Rede Municipal, totalizando valores acima de trezentos mil reais (R$ 300.000,00)”.