IV Seminário sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Marajó

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 15h25
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 18h55

IV Seminário sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Marajó: Fortalecimento das Políticas Públicas no Marajó: Governança Pública, Financiamento e Controle Social.

Com o objetivo de Discutir sobre o Fortalecimento das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Marajó, foi realizado nos dias 28 e 29/09/2023, no Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará, o IV Seminário sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Marajó, que teve como tema Fortalecimento das Políticas Públicas no Marajó: Governança Pública, Financiamento e Controle Social.

Organizado em parceria entre a Associação do Movimento Pela Inclusão no Marajó (ONG MIM) e Campus de Breves-UFPA, o evento contou com a participação de grupos representantes de 15 (quinze) municípios do Marajó, sendo alguns com presença e participação efetiva de secretários/as municipais do Poder Executivo, assim como de membros do Poder Legislativo. O Governo Estadual participou por meio da Coordenação Estadual da Saúde da Pessoa com Deficiência e Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo. O Governo Federal foi representado durante todo o evento, com a participação de representantes de dois Ministérios, o Ministério da Saúde (pelo Coordenador Geral da Saúde da Pessoa Com Deficiência), e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (representado pela Diretora Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência).

Com uma programação diversa e dinâmica, o evento contou com a participação de várias Pessoas com Deficiência (PcD), sendo elas responsáveis por momentos desde a condução do roteiro de cerimonial, mediação em mesas, grupos de trabalho e participação nas salas interativas.

Para a Profa Esp. Edivana Praia, Presidente da Associação do Movimento pela Inclusão no Marajó, “conseguimos alcançar o objetivo que foi reunir os municípios dos Marajós, e assim discutir e propor políticas públicas. Além disso, compartilhamos experiências, mesmo que ainda sejam mínimas, no que tange ao atendimento da PcD. É importante para aqueles municípios que ainda estão tentando estruturar serviços. Saímos deste seminário esperançosos que as políticas públicas sejam pensadas respeitando as nossas singularidades, sem esquecer, sobretudo, das comunidades ribeirinhas, das águas e das florestas, pois sabemos que são enormes os desafios para que essa população tenha acesso aos seus direitos básicos. Compreendemos que para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, exige-se um conjunto de esforços dos entes federados, dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Reafirmamos que enquanto movimento organizado continuaremos na luta por uma melhor qualidade de vida para a nossa população de pessoas com deficiência.

Para o coordenador geral do Campus de Breves-UFPA, Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues, “o resultado do evento é um forte grito dos Marajós por melhorias no enfrentamento às barreiras urbanísticas, arquitetônicas, meios de transportes, comunicação e informação, atitudinais e acesso às tecnologias, que configuram desafios gigantescos ao direito da PcD ter acesso à educação e serviços de saúde, por exemplo”.