PCNA - Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem
O Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem do Campus Universitário do Marajó-Breves (PCNA-Breves) visa ampliar o atendimento aos discentes em vulnerabilidade
socioeconômica que apresentam lacunas de aprendizagem advindas da formação na Educação Básica nas áreas de Ciências Exatas e Linguística, Letras e Artes, oferecendo bases teóricas para favorecer o desempenho dos discentes de forma integral e continuada, em Matemática, Física, Química e Língua Portuguesa, a fim de permitir que estes construam conhecimentos necessários para aquisição de habilidades e competências previstas nos cursos do Ensino Superior e contribuir para um bom desempenho durante o percurso acadêmico. A metodologia se desenvolve por meio de aulas expositivas dialogadas, atividades práticas, trabalho em equipe e individual, sessões complementares com palestras e orientação acadêmica. O PCNA-Breves é apoiado com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sendo desta forma vinculado ao Programa de Apoio Pedagógico (PROAP) coordenado pela Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O PCNA-Breves é desenvolvido com uma metodologia na perspectiva do aprender a aprender, onde os protagonistas da ação pedagógica são os discentes de graduação, que receberam capacitação para atuar como monitores (bolsistas e voluntários) contribuindo no futuro exercício da prática docente no Ensino Básico, na ação de nivelamento da aprendizagem de discentes graduandos, com lacunas de conteúdos, as quais são pré-requisitos para a continuidade do Ensino Superior, bem como, atuando na produção de pesquisa, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, fomentando a construção do conhecimento e da autonomia, junto aos discentes graduandos a serem assistidos.
Assim, o PCNA-Breves tem dois eixos de atuação: (i) cursos de nivelamento e; (ii) plantão de dúvidas. Os cursos de nivelamento contam com aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, exercícios individuais e em equipe, além de sessões complementares com palestras e orientação acadêmica realizadas nas salas de aula do campus, no contraturno do período letivo. Por sua vez, o plantão de dúvidas compreende uma ação pedagógica complementar individualizada ou em pequenos grupos, sendo admitidos até 5 estudantes para cada discente-monitor com ou sem a presença dos professores envolvidos no programa, ocorrendo na Sala de Estudos PCNA-Breves.
A equipe que compõe o PCNA-Breves é a seguinte (por área de atuação, em ordem alfabética):
- Física
- Coordenador de área: Prof. Dr. Leandro Oliveira do Nascimento
- Discente-bolsista: Manoel Rocha Fonseca Junior
- Língua Portuguesa
- Coordenador de área: Profa. Dra. Cinthia de Lima Neves
- Discente-bolsista: Luani Gonçalves Miranda
- Matemática
- Coordenador de área: Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda
- Discente-bolsista: Camila Santos Carvalho
- Química
- Coordenador de área: Profa. Dra. Gleiciane Leal Moraes Pinheiro
- Discente-bolsista: sem bolsista no momento
- Coordenador Geral
- Prof. Dr. Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho
Durante a suspensão das atividades devido à pandemia da Covid-19, as atividades do PCNA-Breves foram redirecionadas à produção de material didático. Desse modo, nos links a seguir é possível baixar o material que está sendo produzido pelos discentes-bolsistas:
- Física
- Matemática:
Redes Sociais