CORPO DOCENTE

Antônia Fernanda de Souza Nogueira (Mestre em Linguística)

Mestra em Linguística pelo programa de Linguística Descritiva-Línguas Indígenas da Universidade de São Paulo com projeto de investigação da Fonologia segmental e Morfossintaxe verbal da língua indígena Wayoro (também conhecida como Wayoró, Wajuru, Ajuru). É graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará e desenvolveu projeto de Iniciação Científica no Museu Emilio Goeldi, nas áreas de linguística histórico-comparativa sobre a família Tupari (tronco Tupi) e descrição da fonologia da língua Wayoro.

Acesso ao Lattes: http://lattes.cnpq.br/5699832310767754

 

Celso Frances Junior (Mestrando em Linguística)

Graduado em Letras.  Especialista em Língua Portuguesa – “Uma abordagem textual” – e mestrando em Linguística. É

funcionário da Universidade Federal do Pará atuando como professor efetivo e lecionando nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística. Atualmente desempenha a função de diretor da Faculdade de Letras.

 

Elson de Menezes Pereira (Mestrando em Ciência Política)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é Professor na UFPA/Campus de Breves. Tem experiência na área de Educação, com ênfase ao uso de Novas Tecnologias de Informática e Comunicação na Educação, Gestão de Recursos Humanos e Projetos em Unidades Escolares.


Esequiel Gomes da Silva
Doutor em Letras/Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde também obteve o título de Mestre. Graduou-se em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente Na Universidade Federal do Pará- Belém, realiza estágio de Pós-Doutorado. Desenvolve pesquisa com fontes primárias: crônica, crítica teatral e romance-folhetim.

Luiz Guilherme dos Santos Junior (Mestre em Teoria Literária)

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (2003), Especialização na área de Língua Portuguesa, Lingüística, Literatura Portuguesa e Brasileira; Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2006). Trabalhou como professor substituto da Universidade Federal do Pará de 2004 a 2006, onde ministrou disciplinas como: Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria Literária. Participou como pesquisador do Grupo de Trabalho em Imagem;, coordenado pela professora Dra. Rosa Maria de Souza Brasil, como pesquisador nas áreas de Cinema, Arte Sequencial e Fotografia. Têm experiências na área de Literatura Brasileira e Teoria Literária. Dedica-se, com maior ênfase ao estudo das relações entre cinema e literatura e temas como: teoria cinematográfica, teoria dos quadrinhos, semiótica fotográfica, Intersemiótica e Semiótica Russa e Norte-americana. É professor assistente da Universidade Federal do Pará e ex-Diretor da Faculdade de Letras(Campus de Breves-Marajó), em que atuou administrativamente nesta Faculdade por um (01) ano: 2012-2013. Atualmente é pós-graduando do curso de Especialização em Cinema e Artes Visuais (EAD) da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro e coordena o Projeto de Extensão Cineletras no Campus do Marajó-Breves.

 

Maria Domingas Ferreira de Sales (Mestre em Teoria Literária)

Possui Graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará. É professora da Universidade Federal do Pará, com experiência didática no Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria Estadual de Educação do Pará(SEDUC), nas áreas de Língua, Literatura e Artes. No Ensino Superior e Pós-graduação, ministra disciplinas nas áreas de Ensino aprendizagem, Linguística e Estudos Literários. Faz pesquisas nos seguintes temas: Linguagem e interação, Leitura/Letramento e Formação do professor; Surrealismo (Poesia e Artes Plásticas), Literatura brasileira e Literatura portuguesa.

 

Sandra Maria Job (Doutora em Literatura)

Formada em Letras-Anglo (1995) pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras-Estudos Literários (2002) pela mesma universidade e Doutorado em Literatura (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Produção e Interpretação de texto e Língua Portuguesa. Atua nos seguintes temas: literatura feminina, gênero, raça. Coordena o grupo de pesquisa EGERA (Estudos de Gênero e Raça) na UFPA/Campus do Marajó/Breves.

Email:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Acesso ao Lattes: http://lattes.cnpq.br/9502155154921407

 

Editais e Bolsas

Copyright © 2012 - CUMB - Campus Universitário do Marajó - Breves - Alameda IV, Nº 3418 - Parque Universitário. CEP 68800-000. 91 3783-1129. Breves - 2014