Curso de Letras/Português

Atualmente o curso de Letras/Português possui três (03) turmas extensivas (também denominada de regular)  e três (03) intensivas (também denominada de intervalar), ambas na modalidade presencial. O intensivo é desenvolvido no 1º período (janeiro e fevereiro) e 3º período (julho e agosto), e o extensivo desenvolvido no 2º período (março a junho) e 4º período (agosto a dezembro).

A oferta das disciplinas é feita obedecendo ao regime seriado, possibilitando aos alunos uma maior mobilidade acadêmica.   A duração prevista para integralização curricular é de 04 (quatro) anos, a ser integralizado em, no mínimo, 08 períodos letivos e, no máximo, duração de 06 (seis) anos desenvolvido em até 12 períodos letivos. Levando em conta as especificidades regionais, o curso de Licenciatura em Letras prevê, inicialmente, habilitação em Língua Portuguesa a ser ofertado em um turno – matutino, com 40 vagas.

O ingresso ao curso ocorrerá por meio de processo seletivo sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), ou de processos interinstitucionais, como estabelecem os artigos 116 a 129 do Regimento Geral da UFPA.  E o título conferido ao graduado no curso é o de Licenciado Pleno em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas.

A Faculdade de Letras também abriga o PARFOR que atualmente possui uma (01) turma em Gurupá, duas (2) em Breves e uma (1) em São Sebastião da Boa Vista.