Atividades complementares

As atividades curriculares complementares têm por objetivo promover e possibilitar aos futuros professores atuações diferenciadas, percursos de aprendizagens variados, diferentes modos de organização do trabalho. Caracterizam-se pela flexibilização do tempo e do espaço para o exercício da autonomia do aluno na organização de seus horários e objetivos e pela ênfase na orientação e na supervisão.

§ 4º São Complementares as atividades curriculares assim consideradas no projeto pedagógico de curso ou qualquer outra cursada pelo discente dentre as ofertadas pela Instituição, até o limite de 20% da carga horária total do curso.

§ 5º As atividades complementares terão registro descritivo no histórico escolar do discente, de acordo com orientações dos conselhos das subunidades acadêmicas (RESOLUÇÃO n. 3.633 / CONSEPE, de 18.02.2008).

As Atividades Complementares devem totalizar uma carga horária de 200h. O aluno pode integralizar essa carga horária cursando as disciplinas optativas, ou disciplinas em cursos afins e participando de atividades de cunho acadêmico ou não acadêmico, contanto que esta última modalidade seja comprovada por meio de declaração ou certificado assinado e carimbado pelos organizadores da atividade ou instituição.

Durante o ano ou ao longo de cada semestre, a Faculdade ofertará uma dentre as cinco  (05) disciplinas optativas para que  alunos do 5º período letivo em diante  possam cursá-la, sendo que terão preferência alunos que estejam cursando o 7º período. Caberá ao aluno escolher até 02 (duas) disciplinas optativas para complementação de carga horária. Além das duas disciplinas optativas, a complementação da carga horária virá do  registro de atividades acadêmicas e não acadêmicas. Quanto a estas atividades, serão consideradas somente as atividades realizadas a partir do ano de ingresso do discente na UFPA. Os pontos abaixo apresentam as disciplinas optativas e as atividades acadêmicas e não acadêmicas acompanhadas da respectiva carga horária e que podem ser aceitas como Atividades  Complementares,  .

DISCIPLINAS OPTATIVAS

1.         Estudos Culturais (68h)

2.         Panorama da Literatura Amazônica (68h)

3.         Literatura Comparada (68h)

4.         Educação especial e Educação inclusiva (68h)

5.         Análise do discurso (68h)

ATIVIDADES ACADÊMICAS E NÃO ACADÊMICAS

Serão aceitas as atividades acadêmicas e/ou  não acadêmicas com datas a partir do ingresso do aluno no curso de Letras de Breves. Os certificados devem ser entregues na secretaria da faculdade obrigatoriamente com o currículo Lattes atualizado.

1.         Participação como bolsista em projeto de pesquisa  (a cada  um (01) ano no projeto: 8h)

2.         Participação como bolsista em projeto de extensão  (a cada um (01) ano no projeto: 8h)

3.         Participação como bolsista em projeto de ensino      (a cada um (01) ano no projeto: 8h)

4.         Participação em comissões julgadoras de atividades escolares (cada participação 4h)

5.         Organização de eventos escolares em âmbito geral (cada organização 4h)

6.         Participação em entrevistas de Rádio e Televisão (cada participação 4h)

7.         Monitoria em disciplina do currículo (cada ano de monitoria concluída: 4h)

8.         Disciplina de Curso Livre de Língua Estrangeira (cada disciplina de curso concluída: 4h)

9.         Estágio não obrigatório (a cada ano de estágio efetivamente trabalhado 8h)

10.       Participação em eventos científicos ou culturais com apresentação de trabalho (por evento 8h)

11.       Participação em eventos científicos ou culturais sem apresentação de trabalho (4h por evento)

12.       Oficina de leitura e escrita, destinada a movimentos sociais (por cada ano: 16h)

13.       Oficina de incentivo à leitura, destinado a crianças do ensino fundamental (por cada ano 16h)

14.       Participação em minicursos ou oficinas como ouvinte (cada participação 4h)

15.       Participação como ouvinte de defesas de TCC (cada participação 2h)

16.       Publicação de trabalhos acadêmicos (cada publicação 8h)

17.       Curso de formação continuada para professores de língua portuguesa, tanto no que se refere a aspectos linguísticos quanto literários (cada curso concluído 10h)

18.       Oficina de práticas Instrumentais de leitura em língua inglesa (por cada ano 16h)

19.       Mostras de vídeo e cinema, contendo debates ou roda de diálogos (por cada participação: 4h)

Quaisquer outras atividades que fujam às nomenclaturas citadas aqui  deverão ser  avaliadas  pelo(s) professor(es) designado(s) pelo coordenador do curso de Letras para tal fim. O(s) mesmo(s)  julgará(ão) se a atividade é afim ao proposto aqui e em qual  item citado acima a mesma se enquadra para poder atribuir a ela as horas correspondentes.